Início » Moradores da ocupação Nelson Mandela fazem protesto em frente à Prefeitura de Campinas

Moradores da ocupação Nelson Mandela fazem protesto em frente à Prefeitura de Campinas

Moradores da ocupação Nelson Mandela, no Jardim Nossa Senhora Aparecida fazem na manhã desta quinta-feira (06/08) um protesto em frente à Prefeitura de Campinas. Os moradores têm de deixar a área, que é privada, já que o morador conseguiu, na Justiça, a reitengração de posse da área.

Eles teriam de ter deixado o local em janeiro deste ano, mas a prefeitura conseguiu um acordo entre o proprietário e os moradores prorrogando por mais seis meses o prazo para que as 108 famílias deixassem o local sem a necessidade de reintegração de posse. O prazo vence no dia 31 de agosto.

“Se não sairmos as famílias terão de pagar uma multa e o que estamos pedindo é para que façam alguma coisa porque tem muitas pesssoas que fazem parte do grupo de risco e não podem ser jogadas na rua na pandemia”, disse uma moradora. Ela ressaltou ainda que a prefeitura informou que só pode ajudar 45 pessoas com auxílio alimentação durante 6 meses. “Isso não ajuda porque há muita gente desempregada”, disse ela.

As famílias ocupam uma área de 5 mil metros quadrados desde 2017.

A negociação entre moradores e prefeitura passavam pela construção de um empreendimento popular na região do DIC 1. Os moradores teriam de comprar os imóveis.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que sempre manteve diálogo com o movimento e que há uso político em ano eleitoral.

Informou ainda que a reintegração de posse não foi pedida pela prefeitura, mas pelo proprietário da área. Porém, o Ministério Público deu parecer contra a reintegração de posse neste momento de pandemia.

Resaltou ainda que, de acordo com a sentença judicial, a prefeitura só pode pagar o auxílio-moradia para pessoas que estão no local desde o início da ocupação.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias