Administração municipal Câmara de Vereadores GOVERNO JONAS

MP pede arquivamento de queixa-crime de Jonas contra Marcelo Silva

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti
Prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), move ação contra o vereador Marcelo Silva (PSD)

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) pediu à Justiça o arquivamento do processo de queixa-crime e do inquérito policial em que o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), acusa o vereador Marcelo Silva (PSD) de calúnia.

Segundo o prefeito, o vereador teria atribuído a ele o crime de coação contra uma testemunha do caso Ouro Verde – desvio de verba do Hospital Ouro Verde – que deporia na Comissão Processante para a cassação de Jonas. A testemunha não compareceu ao depoimento e alegou razões pessoais. Marcelo Silva foi o autor do pedido de cassação contra o prefeito.

A assessoria de imprensa do parlamentar informou que Marcelo foi chamado a depor e explicou que apenas cogitou que deveria ter havido alguma pressão sobre a testemunha e comunicou ao Gaeco, pois a pessoa tinha confirmado a presença no depoimento. Silva garantiu que não teve a intenção de acusar o prefeito, mas apenas comunicar ao MP o possível cometimento do crime.

O pedido de arquivamento por parte da Promotoria se deu com base nos depoimentos do vereador e de testemunhas. “não houve nos autos prova no sentido de que a conduta do suspeito estivesse, de fato, revestida de caráter ilícito. Estava Marcelo, ao que consta e ao revés, agindo pelos meios legais, ante a suspeita de conduta criminosa perpetrada, em tese, pelo então prefeito municipal, face à desistência da testemunha no dia anterior à CP instalada. Para tanto, informou o órgão competente, o Ministério Público Estadual, para que fosse apurado eventual cometimento de prática delitiva. Marcelo, ainda, ao comunicar a câmara, não somente agiu sob o manto da imunidade material, como acobertado pela causa excludente de ilicitude, face ao estrito cumprimento do dever legal”.

Outro lado

A assessoria do prefeito de Campinas informou que vai aguardar a decisão da Justiça.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.