Início » Operação contra fraude no INSS cumpre mandados em Campinas e Sumaré

1 min readOperação contra fraude no INSS cumpre mandados em Campinas e Sumaré

Policiais Federais cumpriram na manhã desta sexta-feira (06/12) três mandados de busca e apreensão em Campinas e Sumaré dentro da operação Inganno, que tem o objetivo de desarticular uma quadrilha que praticava fraudes contra o INSS. O bando inseria vínculos empregatícios falsos no sistema para obter benefícios previdenciários indevidos.

As investigações, que começaram em 2017 após o próprio INSS apontar as irregularidades, apontam um prejuízo de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

De acordo com a PF, durante as investigações foram identificadas duas empresas de serviços de escritório que criavam vínculos laborais falsos para dezenas de pessoas serem beneficiadas. Já foram identificados mais de 180 vínculos suspeitos com dados empregatícios falsos e 9 empresas usadas pelos fraudadores.

Os benefícios concedidos às pessoas com estes falsos vínculos eram o de seguro desemprego e previdenciários, sendo que o primeiro teve maior incidência em razão dos outros ter critérios como carência e idade que dificultavam a imediata concessão.

Se condenados, as pessoas responderão pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação, e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 15 anos de reclusão.

O nome da operação, Inganno, vem do latim (e permanece no uso italiano) e significa engano, fraude, dissimulação.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias