Início » Operação da PF contra lavagem de dinheiro tem buscas em Jaguariúna

Operação da PF contra lavagem de dinheiro tem buscas em Jaguariúna

A PF (Polícia Federal) cumpre dois mandados de busca e apreensão em Jaguariúna dentro da nova fase da Operação Descarte, que apura um esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina por meio de uma rede de empresas de fachada. Foram pedidos o sequestro de R$ 100 milhões de bens dos suspeitos.

De acordo com a PF, os mandados em Jaguariúna foram cumpridos na casa de um empresário e numa empresa. No total, são cumpridos 29 mandados em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A operação Sílicio, uma das que estão ocorrendo hoje, tem o objetivo de investigar uma organização criminosa que pratica crimes de sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais, fraude em licitação e evasão de divisas.

A investigação aponta que entre os anos de 2011 e 2016 um escritório de advocacia especializado em lavagem de dinheiro auxiliou uma empresa de tecnologia para reduzir tributos, devolver valores e evasão de divisas. Parte da verba foi utilizada para pagar servidores da Ceitec – empresa pública vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e​ Inovações) – para que ela contratasse a empresa de tecnologia.

A segunda operação, Machiato, também desdobramento da Descarte invsetiga uma outra organização criminosa responsável pela prática de diversos crimes contra o sistema financeiro naciona. Os investigados desviaram valores ao simular prestação de serviçõs. Há suspeita de que a verba desviada foi para o bolso de agentes políticos.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.