Início » Pacientes estão internados há meses no HC da Unicamp por falta de aparelho para cirurgia cardíaca

Pacientes estão internados há meses no HC da Unicamp por falta de aparelho para cirurgia cardíaca

Cinco pacientes cardíacos estão internados no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp por falta de um aparelho para que possam fazer as cirurgias e serem liberado da unidade hospital. Há casos em que a internação chega a seis meses. O equipamento deve ser enviado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Entre os pacientes está um idoso de 76 anos, que sofreu duas crise de cardiopatia, e está internado há mais de dois meses à espera do aparelho CDIS para fazer a intervenção cirúrgica. Sem esse aparelho ele teria que fazer um transplante de coração, segundo o seu filho Marcos Benutto.

Benutto ressaltou que a direção do hospital diz que espera o equipamento do Governo de São Paulo e que “não pode fazer nada”. Bennuto afirmou que propôs comprar o aparelho por meio de um vaquinha entre amigos, mas sugestão foi rejeitada.

Meu pai vai morrer dentro do hospital por omissão

Marcos Benutto, filho de um dos pacientes

“Meu pai vai morrer dentro do hospital por omissão.

Benutto disse que o HC da Unicamp negou entregar documentos à família que pudessem ser usados numa ação na Justiça para obtenção do equipamento. “Da Secretaria de Saúde obtemos apenas respostas evasivas”, disse o filho.

Meu pai está cada dia mais deprimido e debilitado. Temos a sensação de que estamos sendo torturados a cada dia. Minha mãe está visivelmente debilitada”

Marcos Benutto, filho de um dos pacientes

Bennuto diz que é absurdo esperar por tanto tempo dentro de um hospital, gerando uma despesa desnecessária por causa da espera de um aparelho. “Sabemos que os custos de internação são altos. Falta gestão tão relatada pelo governador João Doria. Onde está a gestão e a seriedade com o dinheiro público? Gastam muito mais do que o necessário por absoluta falta de controle. Não seria mais barato comprar os aparelhos do que manter estas pessoas nos hospitais?”, questiona ele.

Outro lado

A assessoria de imprensa do HC confirmou que têm cinco pacientes internados à espera do aparelho. Mas comentou que a responsabilidade pelo fornecimento do equipamento é do Estado.

O governo do Estado não respondeu ao pedido feito pela reportagem. Assim que o fizer, o texto será atualizado.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias