JUSTIÇA RMC

Pena prescreve e Edson Moura se livra da prisão

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

O ex-prefeito de Paulínia, Edson Moura, se livrou de uma pena de 10 anos e um mês em regime fechado por crime tributário. Além dele, também foram absolvidos o seu filho e ex-prefeito da cidade, Edson Moura Júnior e outros três empresários Arthur Augusto Campos Freire, Carlos Alberto Barboza e Ernesto Donizete Moda.

O grupo, que havia sido punido por crime tributário como sonegação e falsidade ideológica, foi absolvido pelo Tribunal Regional Federal (TRF) por prescrição da pena. A prescrição se deu porque as penas bases foram reduzidas de 2 anos e um mês para 1 ano e 10 meses,

O caso

O processo refere-se a crimes tributários e traz vários contratos de compra e venda de cotas de empresas dos dois ex-prefeitos como a 2M do Brasil Indústria e Comércio Ltda, além de negociações com a Edimon Ltda, e Sauro Brasileira de Petróleo.

Mas o que chama a atenção é uma denúncia recebida em outubro de 2005 na Procuradoria-Geral da República feita pela Associação de Moradores e Amigos de Paulínia que diz que no primeiro mandato de Edson Moura ele teria declarado patrimônio pessoal no valor de R$ 1 milhão. “Exercendo agora o seu terceiro mandato (eleito em 2001 e reeleito em 2004, com mandato até 2008) como alcaide daquele Município, seu patrimônio teria atingido o valor de R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões de reais), não declarados à Receita Federal e aos demais órgãos públicos”, diz trecho da denúncia.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Atenção

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da autora do blog. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A autora poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

1 Comentário

  • Mas essa nossa Justiça é o máximo! Dá pra acreditar? É o que vai acontecer, se já não aconteceu, com Rosely, Hélio e companhia.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.