Início » 27 mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus em Campinas, revela pesquisa da Saúde

2 min read27 mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus em Campinas, revela pesquisa da Saúde

Estudo da Secretaria de Saúde mostra que 27.087 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus em Campinas. A amostra é aleatória e foi feita a partir de testes rápidos num grupo de 1.937 pessoas que moram em várias regiões da cidade. São os chamados assintomáticos.

Segundo o secretário de Saúde, Carmino de Souza, a média de contaminação em Campinas é de 2,22% – o que aponta para uma amostra de 27.087 pessoas infectadas. “São pessoas que tiveram o contato com o vírus e se imunizaram”, disse o secretário. Campinas tem hoje 296 mortes e 7.848 casos confirmados da doença.

De acordo com a Saúde, o número de casos estimados no inquérito aponta uma diferença de quatro vezes mais pessoas infectadas. Ou seja, a cada quatro pessoas com covid-19, uma é notificada. No Brasil, o índice é de 7 a 10 vezes maior, segundo pesquisa que utilizou a mesma metodologia da Universidade de Pelotas.

Perfil

Entre os pesquisados, a faixa etária predominante é de 20 a 59 anos, com média de 49 anos. A maior prevalência foi nos homens.

A maioria das pessoas infectadas só usa máscara “às vezes” e não usa álcool em gel ao saírem de casa.

A região noroeste é a que tem mais casos, com 3,68%. Em seguida, vem a Norte, com 2,5%; Sudoeste, com 2,27%; Sul, com 1,98% e Leste, com 1,18%. De acordo com a Saúde, o que mostra é que há uma migração da epidemia para a periferia.

Metodologia

Segundo o secretário, foi feito um sorteio para aplicação do teste rápido em 1.037 pessoas. Os testes foram aplicados pelos 66 centros de saúde. Os testes rápidos são aqueles que são feitos com uma picadinha no dedo para colher a amostra de sangue. O resultado sai em 15 minutos. Em cada casa era feito a testagem em uma pessoa. Se o teste desse positivo, os exames eram feitos em todos os membros da família. Também foi aplicado um questionário.

As amostras foram colhidas entre os dias 9 e 20 de junho.

O trabalho foi feito em parceria com a Unicamp.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias