JUSTIÇA RMC

PF prende 4 por desvios de R$ 5 bilhões do Fisco na região de Campinas

Quatro pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira por sonegação fiscal em distribuidoras de combustível na região de Campinas.O esquema teria gerado prejuízos de R$ 5 bilhões em impostos negados e multas que deixaram de ser cobradas pelos órgãos públicos. Eles foram detidos na segunda fase da Operação Rosa dos Ventos – que apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal prendeu os empresários Adriano Rossi e Claudia Martins Borba Rossi, o auditor fiscal Luiz Fernando Celani e o advogado Marco Antônio Ruzene. A polícia também cumpriu seis mandados de busca e apreensão.

O auditor fiscal era o principal alvo da PF. Segundo a Polícia Federal, ele dava informações sigilosas aos empresários e era recompensado com uma série de vantagens. Numa das fiscalizações, Claudia ligou para Celani para saber do que se tratava a operação.

Segundo o relatório da PF, após análise de e-mails trocados entre Claudia e Celani fico comprovado que o auditor fiscal recebeu vantagens indevidas como, por exemplo, piso de uma das empresas de Claudia. “As mensagens eletrônicas mais antigas que foram interceptadas datavam de 28/06/2010 e 28/07/2010 e foram trocadas por Cláudia e funcionários de suas
empresas Triumph e Bali 21. Os e-mails diziam respeito à entrega de peças de pisos porcelanato e pastilhas desta última empresa para Celani, sendo que, nas mensagens,Cláudia deixa expressamente consignado que “esse piso não vai ser cobrado” e “para esta venda não deverá ser emitido nenhum boleto bancário”, diz o relatório. Celani também ajudava na liberação de mercadorias.

Carlos Pimentel, advogado de Ruzene, disse que seu cliente nega todas as acusasões. Segundo relatório da PF, Celani e Claudia tinham contato desde 2010.

A 1ª fase da operação foi deflagrada há um ano, após fiscalização da Receita constatar sonegação fiscal em uma distribuidora de combustíveis de Paulínia. Os acusados poderão ser condenados a pena de até 12 anos de prisão.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.