Início » Plano de contigenciamento para nova onda de coronavírus prêve ampliação de leitos em Campinas

Plano de contigenciamento para nova onda de coronavírus prêve ampliação de leitos em Campinas

O plano de contigenciamento que o governo Jonas Donizette (PSB) está preparando para uma segunda onda de covid-19 na cidade prevê a prorrogação e contratação de novos leitos de UTI e de enfermaria para pacientes com covid-19. A cidade tem hoje 1.373 mortes e 43.043 casos confirmados da doença.

LEIA MAIS

Campinas volta para a fase amarela

Taxa de ocupação tem alta

Oito das 20 cidades da RMC estão entre as tiveram crescimento de internação

Campinas tem mais de 43 mil infectados por coronavírus

Doria volta todo o Estado para a fase amarela

Segundo o secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Sousa, serão três medidas em relação a essa decisão. A primeira será a prorrogação das contratações que vencem no mês que vem com os hospitais PUC-Campinas, Casa de Saúde, Beneficiência Portuguesa, entre outros hospitais.

A segunda vai ser a abertura de credenciamento de novos leitos com hospitais privado. E a terceira é a habilitação de mais leitos para a cidade. Nesta segunda-feira (30/11), foram ampliados mais 10 leitos na Santa Casa e habilitados 20 leitos no Hospital Ouro Verde e 10 no Mário Gatti.

Segundo ele, o SUS Municipal tem hoje 64 leitos de UTI e 80 de retaguarda. No geral, são 182 leitos de UTI nas redes pública e privada. A taxa de internação está em 64,3% nos hospitais públicos e privados.

“Vamos deixar tudo pronto, mas alerto que a reserva desses leitos não pode prejudicar os pacientes que estão na fila para tratar outras enfermidades”, disse ele. Tanto Carmino como Jonas avaliam que o governo de São Paulo deveria ter conversado com eles antes de tomar a decisão de voltar todo o Estado de São Paulo para a fase amarela nesta segunda-feira (30/11).

O prefeito disse que o novo plano será entregue para o prefeito eleito Dário Saadi (Republicanos) na próxima semana.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias