Administração municipal RMC

Polícia prende secretário de Paulínia

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

A Polícia Civil de Paulínia prendeu na tarde desta quarta-feira (15/05) o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Paulínia, Elizaman de Jesus Lopes, conhecido como Carioca, por supostas irregularidades em cooperativas de contratação de funcionários nas cidades de Paulínia e Cosmópolis. Adriano Luiz de França, responsável pela Cooperativa de Cosmópolis, está foragido.

Segundo o delegado da cidade, Rodrigo Galazzo, a investigação foi iniciada há alguns meses. “Para coibir essa ação de coação de empresas terceirizadas que prestam serviços à Petrobras. Eles ameaçavam essas empresas para contratação de pessoas ligadas à essas cooperativas”, disse o policial.

Sobre a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico o delegado disse “Ele é líder do sindicato de Paulínia. As buscas foram feitas para identificar qual é a participação dele, como ele utilizava o cargo e como ele interferia em relação às empresas que perdiam a sua liberdade, em tese, para contratar direto com a Petrobras”, disse Galazzo.

De acordo com relatos constantes em processo, Lopes e França estariam impedindo trabalhadores de adentrar na Refinaria de Paulínia (Replan), a fim de realizar protestos em frente ao local, a pretexto de obrigar a realização de contratação de pessoas indicadas por eles, em especial, moradores de Paulínia, diz a nota do Ministério Público.

A Promotoria afirma que os trabalhadores foram ameaçados pelo grupo liderado pelos investigados, especialmente por França, que disse, em tom de ameaça de retaliação, que estava filmando as pessoas que entrariam para trabalhar. Além dos investigados, outras pessoas estariam envolvidas com os crimes.

Segundo o delegado, a operação ainda está em andamento e neste momento estão sendo feitas buscas e apreensões na sede da secretaria. Segundo os servidores, ninguém entra ou sai do local.

Carioca foi assessor do vereador Tiguila (PPS) por um ano. Segundo o parlamentar, ele foi desligado do gabinete no ano passado.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura de Paulínia informou que Elizaman Lopes de Jesus está sendo afastado do cargo de secretário, até que o assunto seja devidamente solucionado. Diz que o governo está “tomando conhecimento das acusações e vai abrir uma sindicância para apurar o caso. A prefeitura informa ainda que está colaborando com as apurações da Polícia Civil e Ministério Público, além de estar disponível para esclarecer quaisquer questionamentos, sobre o assunto, para as autoridades competentes.”

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Atenção

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da autora do blog. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A autora poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

1 Comentário

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.