Câmara de Vereadores REGIÃO DE CAMPINAS RMC

Por querer extinguir cargos de assessoria, presidente da Câmara de Valinhos quase é tirada do cargo

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

A presidente da Câmara de Valinhos, Dalva Bergo (MDB), quase foi tirada do cargo durante a sessão de ontem. Isso porque ela queria evitar uma manobra de 11 parlamentares que apresentaram uma emenda ao projeto dela e de outros dois vereadores do MDB que extinguia 17 dos 51 cargos de assessoria do Legislativo Valinhense.

O “Grupo dos 11” propôs que a redução dos comissionados ocorressem apenas em dezembro de 2020. Só que eles não abrem mão dos 17 cargos em seus gabinetes. Eles propõem que sejam substituídos por servidores efetivos. Também querem a substituição de seis diretorias por servidores e a extinção do cargo de chefe de gabinete da Presidência da Câmara.

Mediante a emenda, a presidente propôs retirar o projeto para estudar o impacto financeiro da emenda – já que a extinção de um cargo por assessoria atende a uma determinação da Justiça e iria trazer R$ 2,5 milhões de economia aos cofres públicos. Os parlamentares, no entanto, disseram que ela não poderia fazer isso porque estaria descumprindo o regimento interno. A presidente, porém, sustentou que a matéria não tinha começado a ser discutida e, portanto, poderia ser retirada. Não adiantou. Eles, então, decidiram que iriam destitui-la do cargo por omissão.

Diante da confusão, eles acabaram votando que ela estava descumprindo o regimento – mas mantiveram ela no cargo. Com isso, o projeto vai à votação na próxima terça-feira com a proposta do ” Grupo dos 12″ – que tem a maioria para manter os comissionados no Legislativo campineiro.

Cada gabinete tem direito a 3 assessores com salário de cerca de 8 mil cada um. Eles têm direito a vale-alimentação de R$ 250,00 e convênio de saúde.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.