Administração municipal GOVERNO JONAS

Prefeitura de Campinas aguarda aval do MP para lançar PPP bilionária do lixo

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

A Prefeitura de Campinas aguarda parecer do Gaema – Grupo de Atuação Especial do Meio ambiente do Ministério Público – para lançar nas próximas semanas o edital da PPP (Parceria-Público Privada) do lixo. O valor é bilionário: R$ 1 bilhão. A informação foi dada pelo secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, em entrevista ao Programa “90 Minutos”, da Rádio Bandeirantes, do qual faço parte.

Segundo Paulella, o Ministério Público apresentou 99 sugestões – a maioria referente às cooperativas de reciclagem – e todas foram incluídas na proposta que prevê a gestão dos resíduos sólidos.

Há uma previsão de construção de três usinas: Uma de reciclagem que prevê a reciclagem de 65% dos resíduos. Campinas trata hoje de 2% do seu lixo – um índice muito baixo.

A segunda usina será de compostagem que vai produzir adubo orgânico. A terceira usina será de combustível onde será produzido carvão do lixo. A intenção é que gere recursos.

Cooperativas

Um dos pontos polêmicos do edital é quanto às cooperativas de lixo – que recebem o produto que é separado nas residências e comércio. Havia uma preocupação por parte dos integrantes da cooperativa de ficarem sem material, segundo Paulella. A solução foi criar um fundo para as cooperativas no valor de R$ 25 milhões. “Além disso, estará no contrato que tudo o que for reciclado, 50% vai para a concessionária e 50% para o fundo das cooperativas”, disse ele.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.