Início » Projeto da PPP da iluminação pública vai para a Câmara e deve gerar 2 mil empregos

2 min readProjeto da PPP da iluminação pública vai para a Câmara e deve gerar 2 mil empregos

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), disse nesta segunda-feira (06/07) que vai enviar à Câmara de Vereadores o projeto da PPP (Parceria Público Privada) para ampliar, modernizar e operar o parque de iluminação da cidade. A proposta prevê a substituição de 130 mil pontos de iluminação por lâmpadas em leds e vai gerar 2 mil empregos.

O contrato, por um período de 13 anos, terá um investimento será de R$ 205 milhões. O valor a ser pago pela prefeitura ainda não está definido. Vai ganhar quem oferecer o menor preço.

De acordo com a prefeitura, os objetivos da PPP são a modernização da rede de iluminação pública, com lâmpadas mais eficientes, luminosas, potentes e que usem menos energia; e expansão dos pontos de luz na cidade. Além de trazer mais economia, a substituição das lâmpadas irão trazer mais segurança porque os pontos iluminados irão aumentar na cidade.  “A economia para a prefeitura será de 70% no custo de energia elétrica (dos prédios públicos e iluminação pública”, disse o prefeito.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paullela, Campinas é a única cidade que não é capital que foi incluída neste programa de modernização.

O projeto custou R$ 3,9 milhões e 90% dele foi pago pela Caixa Econômica Federal. O restante foi pago pela Prefeitura de Campinas. A parceria inclui ainda o Banco Mundial. “O projeto agrega serviços das chamadas “Smart City” (cidades inteligentes) em que nos postes há tecnologia que conecta o motorista para por, exemplo, ligar o ar-condicionado de sua casa dentro do carro. A concessionária vai vender esse serviço e a prefeitura terá participação nisso”, disse o secretário.

O prefeito disse ainda que não haverá custos para a prefeitura e nem aumento da taxa pública para os consumidores.

A previsão é que o processo leve dois anos para ser implementado em Campinas.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias