Administração municipal Câmara de Vereadores

Projeto que cria carteira de identidade para autista começa tramitar na Câmara

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

Começou tramitar nesta segunda-feira (17/06), na Câmara de Vereadores de Campinas, projeto de lei, de autoria do vereador Carlão do PT, que cria a CIA (Carteira de Identificação do Autista).

O documento, que terá validade de cinco anos, deverá ser liberado sem qualquer custo, por meio de requerimento, acompanhado de um relatório médico que confirme o diagnóstico.

Segundo o vereador, o objetivo é facilitar a identificação das pessoas autistas para que tenham assegurados seus direitos, inclusive o atendimento preferencial, já que, em determinados casos, o autismo não é fácil ser identificado por quem não tenha um contato direto com o autista.
“Nem toda deficiência é visível, portanto, se a condição de autista constar na Carteira de Identidade será possível acelerar os atendimentos, diminuindo a burocracia bem como o acesso às instituições administrativas públicas e privadas evitando o constrangimento e demora no atendimento e o desgaste psicológico:, disse Carlão.

Como constará o endereço, a carteira também irá ajudar a localização de familiares, caso um autista se perca.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.