Início » Promotor devolve inquérito de racismo para delegado investigar outros crimes

Promotor devolve inquérito de racismo para delegado investigar outros crimes

O promotor Jose Carvalho Santoro Junior devolveu o inquérito ao delegado da 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais), José Glauco Ferreira, para apurar outros crimes dentro do inquérito de crime de injúria racial contra a vereadora Paolla Miguel (PT), na sessão do último dia 8 de novembro.

De acordo com ele, é preciso também investigar se houve delito de desacato em relação ao vereador Gustavo Petta (PCdoB) e até mesmo um crime de falso testemunho praticado por vereadores que identificaram uma mulher como autora da frase “Preta lixo” proferida quando a petista estava discursando na tribuna. “Há necessidade de melhor se apurar a materialidade”, escreveu ele.

A decisão do promotor ocorreu após o vereador Nelson Hossri (PSD), que está sendo investigado por quebra de decoro parlamentar ao levar apoiadores à Câmara no dia do suposto crime de racismo, ter enviado o laudo pericial sobre o áudio assinado pelo perito Ricardo Molina. O técnico sustenta que a frase dita foi “Peta lixo”.

Porém, um outro lado, dessa vez encomendado pelo Legislativo campineiro, afirma que não é possível verificar o teor do conteúdo dito.

A polícia indiciou uma mulher como autora da injúria racial após o vereador Jorge Schneider (PL) ter identificado a pessoa como a pessoa que teria sido racista com a vereadora. Na delegacia, a mulher negou que tenha ofendido a vereadora, mas que se dirigiu a Petta. Segundo ela, o grupo ao qual ela faz parte tem sistematicamente uma posição de confronto com o parlamentar desde que ele liderou o veto à instalação de uma escola cívico-militar em Campinas.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

12 comentários

  • Venho acompanhando o trabalho do vereador Nelson Hossri há muto tempo. Ele sempre foi pautado no combate á corrupção. Agora os demais vereadores(a), querem cassar o Nelson. Um absurdo! Deveria cassar o vereador Jorge Shneider por ter mentido e o Presidente Zé Carlos

  • Quer dizer que o Jorge Schneider acusou uma pessoa inocente? Falso testemunho? Ele será preso? Aff, o presídio vai gastar muito com comida,olha o nível desse vereador para tentar se aparecer de bonzinho.

  • Quantos Vereadores disseram ter ouvido a ofensa ? Eles têm super poderes Ouviram xingar a vereadora mesmo a própria vereadora que estava de frente afirmou em primeira reportagem que não ouviu, como esses vereadores que sentam de costa para a população podem ter ouvido nítido a ponto de acusar uma pessoa que alega ter direcionado ao vereador Gustavo petta um absurdo por parte desses dois vereadores irresponsáveis # Jorge Schneider # Gustavo petta

  • Sou assessora de um vereador e não quero me identificar. Mas esta muito nítido que estão pegando no pé do Nelson que pra mim é um cara do bem e um excelente vereador por simples raivinha, ciumes e magoa passada. Acompanhei a sessão da confusão e diga-se de passagem que ele foi totalmente atacado por alguns vereadores. A quebra de decoro não é dele e sim começando pelo presidente José Carlos que falou que o Nelson estava enganando a população, o Petta xingou o Nelson que estava quieto no canto dele, os assessores do Petta agrediram o pai do vereador. Enfim, não sou eleitora do Nelson, mas pelo menos estou sendo justa em comentar o que realmente existiu. Deus a de agir para trazer a paz na Camara de Campinas.

  • O laudo do perito Doutor Molina disse que foi PETTA LIXO e os vereadores Petta, Schneider e outros de esquerda disseram que foi preta lixo, mentiram na cara de pau, mentiram para justiça, vão todos responder por falso testemunho.

  • Pra não variar e surpresa de ninguém, sabemos que esse teatrinho não vai dar em nada.

    A política é a arte do possível, muitas vezes a escolha no momento do voto é feita pelo menos pior, quando se trata da Câmara, isso é a mais pura realidade.

    O fato é que Hosri incomodou bastante o Jonas e não querendo repetir tal cenário Wandão et al devem ter concluído que seria melhor ter ele na base governista do que na oposição sendo frequentador assíduo do MP.

    Negociaram o apoio e o pacote “vantagens” pago pelo Wandão para o Hosri incomodou certos vereadores, os mesmos que sempre são e serão da base governista qualquer que seja o prefeito.

    Eles se sentiram “desprestigiados” com o dote pago por Wandão e aproveitaram o momento pra expor o descontentamento usando a oposição como bucha de canhão, mas já devem ter sido enquadrados e tudo voltará ao normal com a farta distribuição de medalhinhas e diplominhas.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.