Início » Rompimento das relações diplomáticas da Arábia Saudita com o Catar carece de honestidade intelectual

1 min readRompimento das relações diplomáticas da Arábia Saudita com o Catar carece de honestidade intelectual

O rompimento unilateral das relações diplomáticas da Arábia Saudita e seus aliados árabes com o Catar, em retaliação a um suposto apoio ao terrorismo e fortalecimento do diálogo com o Irã (arquirrival histórico comum aos árabes), demonstra que a discussão em torno do jogo geopolítico no Oriente Médio carece, muitas vezes, de honestidade intelectual.

É importante esclarecer que, apesar de todas estas monarquias árabes serem aliadas dos EUA, o bloco liderado pelos sauditas também apoia indiretamente o terrorismo regional de base sunita (Estado Islâmico e Al-Qaeda, sobretudo). 

Se um dos gargalos era a boa relação Catar-Irã, é de se estranhar o corte das relações com o Catar e não com o Irã. Logo, Arábia Saudita e seus aliados tentam colocar em prática aquilo que Trump já ensaiara em sua agenda externa: abortar a aproximação diplomática dos Estados Unidos com o Irã e também com qualquer outro país que tente se relacionar com os persas, numa desesperada manobra para elevar o preço do petróleo, principal renda dessas monarquias árabes.

Este novo realinhamento geopolítico ainda agrada israelenses e reforça o coro conservador regional. Em um momento que exige sobriedade e equilíbrio diplomáticos, esse ímpeto nada amistoso tende a escalonar os conflitos e guerras que ali existem.

Jorge Mortean – Consultor de Cultura e Negócios Internacionais (Brasil-Irã) da Mercator Business Intelligentsia

 

 

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias