Início » Secretários de Saúde pedem toque de recolher em todo o país devido à covid-19

Secretários de Saúde pedem toque de recolher em todo o país devido à covid-19

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) defendeu, nesta segunda-feira (01/03) endurencimeno nas medidas de restrições. Eles propuseram toque de recolher das 20h às 6h devido à alta de casos de contaminados pela covid-19 e esgotamento dos leitos de UTI para esse público. O Brasil registrou mais de 254 mil mortes e vive, segundo os infectologistas, o pior momento da pandemia.

Eles defenderam ainda o fechamento de praias  e bares, com a adoção de barreiras sanitárias nacionais e internacionais, com a possibilidade de “fechamento dos aeroportos e do transporte interestadual”. Apontou ainda a necessidade de redução de lotação no transporte público.

Os secretários criticam ainda a ausência de uma condução nacional unificada e coerente do controle da pandemia. Nesta segunda-feira, o secretário-executivo do comitê gestor de covid-19 do governo de São, Paulo Gabbardo, defendeu que a União assuma a sua responsabilidade na condução da política contra o vírus. “Não é possível que as medidas de combate fiquem nas mãos de governos e prefeitos”, disse ele.

O Conass sugere a suspensão de atividades educacionias presenciais e veto a shoes, congressos, atividades religioss e esportivas em todo o território nacional.

“Entendemos que o conjunto de medidas propostas somente poderá ser executado pelos governadores e prefeitos se for estabelecido no Brasil um “Pacto Nacional pela Vida” que reúna todos os poderes, a sociedade civil, representantes da indústria e do comércio, das grandes instituições religiosas e acadêmicas do País, mediante explícita autorização e determinação legislativa do Congresso Nacional”, escreveu Carlos Lula, presidente do Conass.

Vacinas

O conselho pediu ainda a adequação da legislação para a compra de todas as vacinas contra o coronavírus.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.