O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (05/08) a liberação do funcionamento de bares e restaurantes até as 22h. Atualmente esses comércios estavam liberados até as 17h. A medida começa a ser implementada a partir desta quinta-feira (05/08) e está liberada para as regiões que estão há 14 dias na fase amarela do Plano SP de Flexibilização.
Mesmo que Campinas vá para fase amarela na próxima sexta-feira (07/08), os bares e restaurantes da cidade só poderão funcionar até as 17h. Só depois de 14 dias poderão usufruir da nova regra.
A alteração se deu devido às reclamações do setor. O que foi mudado foi o horário de funcionamento, já que o período de abertura do comércio permanece em 6 horas por dia (consecutivas ou não) e capacidade de 40% de pessoas dentro dos estabelecimentos.
Os técnicos do governo de São Paulo ressaltou que pessoas com idade acima de 60 anos e que tenham comorbidades não devem frequentar restaurantes e bares.
Os prefeitos têm autonomia para criar regras mais restritivas, caso avaliem que sejam necessárias para impedir a disseminação do coronavírus.
Segundo Dória, o Estado de São Paulo tem 200 mil comércios deste setor e emprega cerca de 800 mil pessoas.
Adicionar comentário