Início » Tourinho quer que Sanasa faça análise de água para identificar presença de agrotóxico

2 min readTourinho quer que Sanasa faça análise de água para identificar presença de agrotóxico

O vereador Pedro Tourinho (PT) protocolou projeto de lei que prevê a realização de análises a cada 6 meses para a detecção da presença de agrotóxicos nas águas destinadas ao consumo humano. O parlamentar apresentou a proposta embasada no fato de que em um quarto das cidades brasileiras foi detectada na água a presença de um coquetel de agrotóxicos entre os anos de 2014 e 2017. Os dados são do Ministério da Saúde.

Vereador Pedro Tourinho diz que proposta irá trazer proposta para os consumidores

Dezesseis dos 27 agrotóxicos identificados são considerados pela Anvisa extremamente ou altamente tóxicos, sendo que 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

O estudo apontou que São Paulo foi o estado com maior variedade de substâncias. “Esses dados alarmantes sobre a presença dos agrotóxicos na água que a gente consome não deveriam ser surpresa para ninguém já que o Brasil é campeão mundial em uso de agrotóxicos, inclusive com a benção do governo Bolsonaro, que liberou o uso de substâncias tóxicas que são proibidas em outros países”, ressaltou Tourinho.

Para o parlamentar, a proposta irá trazer mais transparência para os consumidores. “Nada mais justo para o consumidor do que saber pelo que está pagando. Campinas tem uma das maiores tarifas de água do país, portanto não é mais que a obrigação da Sanasa oferecer água com a maior qualidade possível juntamente com um sistemático informativo sobre sua composição”, disse o petista.

De acordo com a assessoria de imprensa, o projeto diz que todas as informações colhidas nos testes semestrais devem estar disponíveis de uma forma compreensível para toda a população.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias