Início » Tríplice aliança não vai tirar a Venezuela do Mercosul, diz Maduro

1 min readTríplice aliança não vai tirar a Venezuela do Mercosul, diz Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que seu país vai continuar fazendo parte do Mercosul, mesmo diante das ameaças da “tríplice aliança” formada por Brasil, Argentina e Paraguai. As informações são da Agência Ansa.

O mandatário declarou ainda que vai apresentar em breve informações sobre “as mentiras” que a “tríplice aliança” quer usar para expulsar Caracas do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

“A Venezuela é Mercosul e vai continuar sendo Mercosul. Temos a Presidência”, disse, apesar de os chanceleres dos demais países terem tirado a liderança de Caracas.

Oficialmente, os países acusam o governo de Maduro de não cumprir todos os requisitos de adesão ao bloco, mas, nos bastidores, o trio também demonstra descontentamento com a situação econômica e política da Venezuela.

Países não alinhados

A Venezuela assumiu no último final de semana a liderança do Movimento de Países Não-Alinhados (NAM, na sigla em inglês) durante cúpula realizada na ilha de Margarita. Na ocasião, Maduro voltou a dizer que o país sofre com uma ofensiva imperialista, que se estendeu por outros países da América Latina.

O bloco foi formado nos anos 1950 por países como Irã, Zimbábue, Cuba, Equador, Bolívia, El Salvador e Autoridade Palestina, que se diziam não alinhados com as potências mundiais em meio à Guerra Fria.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

3 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • A Venezuela é o exemplo vivo de que o socialismo do século XXI é o mesmo do século passado, ou seja, um desastre!!!

    Desemprego, fome, abusos de poder, prisão de desafetos políticos, quebra da economia, quebra da PDVSA, resumindo… um país no fundo do poço!!

    O socialismo é isto aí!!

    E ainda tem gente que milita em partidos comunistas como PCdoB, PSTU, PSB, PT, PSOL, etc

    Não queremos socialistas em Campinas

    FORA JONAS!
    FORA POCHMAN!
    FORA HÉLIO!
    FORA SOCIALISTAS!!

Mais Categorias