Início » TSE libera dados das eleições para perícia

TSE libera dados das eleições para perícia

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acatou, por unanimidade, nesta terça-feira (04/11), o pedido de perícia especial em todo o processo de votação eletrônica das eleições deste ano. A solicitação foi feita pelo deputado federal Carlos Sampaio, coordenador jurídico do PSDB.

Com esta decisão, o partido poderá averiguar dados da votação e terá acesso a programas e arquivos eletrônicos usados no processo eleitoral. O tucano recorreu ao TSE após inúmeras suspeitas de fraude terem se espalhado pelas redes sociais. Relator do pedido, o presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, votou pela disponibilização das informações e a aprovação foi unânime.

 O deputado disse que a decisão é fundamental para extinguir dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas. “Apesar da maldade infundada de petistas, que afirmavam que estávamos questionando o resultado eleitoral, e em que pese o procurador-geral da República ter dito que essa auditoria não tinha amparo legal, o certo é que a Corte acolheu nosso pedido e, com isso, a vitória foi da democracia”, comemorou.

No último dia 26 de outubro, enquanto era esperado o resultado do segundo turno, começaram a surgir denúncias de fatos ocorridos durante a votação. Dias depois, o PSDB divulgou, em nota oficial, ter absoluta confiança no trabalho realizado pelo TSE e pelos mesários. A intenção era tranquilizar os eleitores quanto à não intervenção de terceiros nos sistemas informatizados. “Este pedido objetiva, acima de tudo, manter a confiança dos cidadãos brasileiros em suas instituições e na nossa democracia, pois é este o elemento indispensável para que a legitimidade dos poderes constituídos seja preservada”, informa a nota.

 

(Com informações do PSDB na Câmara)

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também âncora do programa "Bastidores do Poder", da Rádio Bandeirantes de Campinas, que vai ao ar todos os dias das 10h às 11h30. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.