Início » TSE mantém cassação de Diego e Americana pode ter novas eleições

1 min readTSE mantém cassação de Diego e Americana pode ter novas eleições

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou nesta terça-feira (14/10) o recurso do prefeito de Americana, Diego De Nadai (PSDB), para que ele permanecesse no cargo de chefe do Executivo. O tucano e seu vice, Seme Calil (PSB), foram condenados por irregularidades na prestação de contas. Há suspeita de uso de caixa 2 na campanha.

A decisão será publicada na segunda-feira (20/10) e em seu lugar entra o presidente da Câmara de Vereadores de Campinas, Paulo Chocolate (PSC). Porém, se permanecer a decisão da cassação do mandato, o município terá de convocar novas eleições, já que o tucano obteve mais de 50% dos votos válidos nas eleições de 2012. A assessoria do prefeito cassado disse que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

Diego estava no cargo amparado por uma liminar obtida em medida cautelar. Com a decisão de ontem, de acordo com a assessoria do TSE, ela perde o objeto. O ministro Henrique Neves deverá publicar na própria segunda (20/10) a anulação da medida cautelar. A Justiça Eleitoral da cidade poderá nomear o presidente do Legislativo após a publicação da decisão da rejeição sobre os embargos.

Em nota, o prefeito disse que “O PT só sabe ganhar no tapetão. E agora, por enquanto, o tapetão é deles. Mas daqui a 10 dias, o Brasil será libertado dessa ditadura. Não há, em todo o processo, nenhuma prova material de caixa 2. Se saio, é por causa de uma revista que apresentava minhas mais de 200 obras realizadas em quatro anos de governo.”

Cassação

O tucano e seu vice foram cassados porque a Justiça Eleitoral avaliou que as 75 mil revistas utilizadas na campanha tiveram os valores declarados abaixo do custo real – o que configuraria uso de caixa 2.

 

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias