Início » Unicamp vai implantar ponto eletrônico para os trabalhadores

2 min readUnicamp vai implantar ponto eletrônico para os trabalhadores

A Unicamp iniciou os estudos para implantar o ponto eletrônico na universidade. O Grupo de Trabalho propôs que sejam instalados pilotos em locais a serem definidos para testar o novo sistema antes de levá-lo a toda universidade. A proposta vai atingir 6.775 servidores técnicos-administrativos.

De acordo com a proposta, o ponto eletrônico irá permitir a modernização do gerenciamento de pessoas e maior segurança jurídica, tanto para a instituição quanto aos profissionais. “A proposta apresentada adotou como premissas a mínima interferência nas regras atuais de anotação de jornada. Ainda, foram consideradas a complexidade de situações e especificidades das áreas da Unicamp, a implementação de sistema o mais flexível possível e o aprimoramento do sistema atual de gestão de pessoas, processos e de planejamento do quadro. Por fim, pretende-se institucionalizar o Banco de Horas na Unicamp”, diz o comunicado à comunidade interna.

A Unicamp vai propor um calendário de discussão com a representação dos trabalhadores, elaboração de um plano de treinamento e suporte à implantação do sistema.



Além do amplo debate com todos os seguimentos, o GT propõe a instalação de pilotos em locais a serem definidos, para testar o novo sistema antes de levá-lo para toda a Universidade.

A Reitoria dará início nesta semana (03 a 06 de fevereiro) à discussão da proposta para implantação do Ponto Eletrônico (PE) na Universidade. O trabalho de comunicação, iniciado em dezembro do ano passado junto aos órgãos da Administração Central, recomeça agora com três apresentações: Adunicamp; Diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa; e Sindicato dos Trabalhadores (STU). A partir dessas apresentações um calendário de eventos relacionados ao PE será divulgado junto à Comunidade.

O texto com a proposta básica para implantação do PE foi apresentada ao Conselho Universitário em agosto de 2019. Segundo o Grupo de Trabalho (GT) encarregado de elaborar o documento, o objetivo agora é comunicar a ideia e preparar a sua implementação por meio de apresentações e esclarecimentos à comunidade acadêmica. Além do amplo debate com todos os seguimentos, o GT propõe a instalação de pilotos em locais a serem definidos, para testar o novo sistema antes de levá-lo para toda a Universidade.

A Educorp e a DGRH estão encarregadas de implementar um programa de apoio às Unidades e Órgãos da Universidade. Segundo o GT, um plano de treinamento e suporte será apresentado em breve. Também será elaborado um manual para implementação e uso do PE, associado aos sistemas informatizados já existentes para Recursos Humanos na Universidade.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

3 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias