Início » Unicamp vai para o enfrentamento contra o desmonte da universidade pública

Unicamp vai para o enfrentamento contra o desmonte da universidade pública

Com uma CPI na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) que analisa a gestão das três universidades estaduais paulistas – Unicamp, USP e Unesp, além do risco de corte de bolsas pela Capes e outras medidas que ameaçam a autonomia universitária, a Unicamp se posiciona em defesa da universidade pública ao convocar para amanhã (15/10), das 12h às 14h, no Ciclo Básico uma assembleia extraordinária para votar uma moção e conscientizar a sociedade contra a série de ataques sofridos pelas universidades e institutos de pesquisa. A última assembleia ocorreu há 53 anos.

“A assembleia vai discutir um tema que é fundamental para a sociedade, que é a educação, a ciência e a tecnologia para um país socialmente justo, uma sociedade forte, um país que seja realmente autônomo e dono de si mesmo. É esse debate que precisamos fazer no dia a dia, em todas as instâncias e em todos os lugares”, disse o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

O chefe de gabinete da Unicamp, José Antonio Rocha Gontijo, disse que a assembleia também será espaço de celebração da pluralidade conquistada pela Unicamp nos últimos anos, principalmente entre os alunos da graduação.

“A assembleia visa isso, demostrar o valor da universidade pública brasileira, particularmente a paulista, mas brasileira também, no sentido da importância dela para a independência tecnológica e de inovação no Brasil, e que ela cumpra não só essa finalidade de formação de recursos humanos para atividades diversas, mas também na produção de conhecimento”, detalha Gontijo.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias