Blog da Rose

Veja as principais notícias desta quinta-feira, 10 de outubro

Marcos Andrade
Escrito por Marcos Andrade

‘Por enquanto, tudo bem; não tem crise’, diz Bolsonaro sobre PSL

O presidente Jair Bolsonaro reduziu o tom em relação ao PSL no início da noite desta quarta-feira, 9. Após agravar a celeuma com a cúpula do partido ao dizer a um simpatizante para que esquecesse da sigla, o presidente disse que “por enquanto, está tudo bem” e que não há crise com a legenda pelo qual ele se elegeu no ano passado.
“Por enquanto, tudo bem. Não tem crise. Briga de marido e mulher de vez em quando acontece. Não tem crise, não tem o que alimentar. Não tem confusão nenhuma”, disse ao deixar o Palácio do Planalto nesta noite por uma das saídas de funcionários e visitantes próxima ao comitê de imprensa. Normalmente, o presidente utiliza uma saída privativa.

Câmara aprova rateio de parte dos recursos da cessão onerosa

O plenário da Câmara aprovou hoje (9) o substitutivo do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) ao projeto de lei (PL 5478/19) que define o rateio de parte dos recursos do leilão de petróleo do pré-sal entre os estados e municípios. Com a aprovação do projeto, foi definido a divisão da chamada cessão onerosa, que trata da exploração dos excedentes de barris de petróleo na área que será leiloada em 6 de novembro. A matéria será analisada agora pelo Senado.

Após a votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, agradeceu aos deputados que participaram da articulação para formatar o texto votado, e aprovado, na noite desta quarta-feira. “O acordo pactuado atendeu a todas as regiões do país e é o melhor para todos os estados brasileiros. Reafirmo que nenhum estado pretendeu reduzir recursos de outro estado”, disse.

De acordo com o orçamento previsto pelo Congresso, salário mínimo de 2020 não terá aumento real

Em 2020 o salário mínimo não vai ter aumento real – é o que está previsto no orçamento do ano que vem aprovado pelo Congresso. O texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o mínimo vai subir dos atuais 998 para mil e 39 reais no ano que vem, ou seja, alta de apenas 4% igual a inflação estimada para este ano.

A LDO também prevê um déficit primário do Governo Federal em torno de 124 bilhões de reais para 2020, valor menor do que o rombo de 139 bilhões projetado para este ano.

O líder do governo Senador, Fernando Bezerra Coelho, do MDB, lembrou que o orçamento prevê o pagamento também das emendas parlamentares.

Petróleo em praias do Nordeste “muito provavelmente” é da Venezuela, diz Salles

O petróleo que tem atingido dezenas de praias no Nordeste “muito provavelmente” é de origem venezuelana e deve ter vindo do derramamento “acidental ou não” de um navio perto da costa brasileira, disse nesta quarta-feira, 9, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

“Esse petróleo que está vindo muito provavelmente é da Venezuela, como disse o estudo do Petrobras. É um petróleo que vem de um navio estrangeiro, ao que tudo indica, navegando perto da costa brasileira, com derramamento acidental ou não”, disse Salles em audiência na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

Chico Buarque: “Não assinatura de Bolsonaro é para mim um 2º Camões”

Após o presidente Jair Bolsonaro afirmar, na terça-feira, 8, que só assinaria o diploma do Prêmio Camões, destinado a Chico Buarque, em 31 de dezembro de 2026, o cantor e compositor fez uma rara declaração em sua página no Instagram.
“A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo prêmio Camões”, diz o post do músico.



Sobre o autor

Marcos Andrade

Marcos Andrade

Marcos Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. Com passagens pelas rádios Band News FM e Bandeirantes de Campinas, é produtor do programa Bastidores do Poder da Band Campinas desde 2016.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.