Administração municipal Câmara de Vereadores

Vereador quer seguro anticorrupção em obras

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

A Câmara de Vereadores de Campinas vota nesta segunda-feira (12/08), projeto de lei de autoria do vereador Tenente Santini (PSD), que obriga o município a contratar um seguro anticorrupção em obras públicas.

O objetivo é que o seguro venha restituir os cofres públicos de futuros prejuízos, atrasos ou paralisações das obras contratadas. A proposta se baseia na Performance Bond, uma espécie de seguro-garantia adotado nos Estados Unidos.

No texto da justificativa, o parlamentar escreve que a cidade “depara-se com cinzentos contratos de obras e serviços denunciados à Câmara”. Sustenta ainda que muitas empresas entram na licitação “apresentam valores inexequíveis, onde iniciam um contrato e não o terminam, trazendo graves prejuízos para a sociedade como um todo.”

O parlamentar sustenta ainda que a existência da seguradora – que fiscalizará desde a propositura até a execução (edital, prazo, uso de materiais) – vai eliminar a possibilidade de direcionamento, uso de materiais inferiores ou aditivos da obra.

“Esse projeto pretende dar mais garantia que a obra será executada e sem superfaturamento”, explica Santini.

A proposta já foi aprovada em Manaus, Goiânia e outras cidades brasileiras.

Se a base tomar a mesma medida em relação a outras propostas de Santini, a tendência é a rejeição. Porém, o líder de governo, Luiz Carlos Rossini (PV), disse que vai direcionar a base governista sobre a votação do projeto apenas durante a sessão.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Atenção

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da autora do blog. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A autora poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Comentários

    • A base nem se dá o trabalho de discutir o mérito dos projetos. Basta ter sido proposto pelos anões morais da oposição que já é motivo suficiente pra ser rejeitado.

  • No mérito o projeto é bom, mas será rejeitado, pois foi proposto por vereadores de oposição. Esses anões morais da oposição insistem em ações midiáticas apenas pra ganhar mídia e se cacifarem pras eleições de 2020.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.