Início » Vereadora quer CPI para investigar grupos racistas e neonazistas em Campinas

Vereadora quer CPI para investigar grupos racistas e neonazistas em Campinas

A vereadora Mariana Conti (Psol), protocolou pedido para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as denúncias de denúncias de crime de racismo e atuação de grupos neonazistas em Campinas. Nesta segunda-feira (09/11), o MP abriu investigação para apurar as denúncias de violências envolvendo agressões verbais e pichações de símbolos nazistas em Campinas. Para instaurar a CPI, a parlamentar precisa do apoio de 11 dos 33 vereadores da Casa de Leis.

O pedido é sustentado nos casos que foram registrados na cidade, principalmente, na Unicamp, nas últimas semanas como as pichações de símbolos nazistas no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e o ataque armado a um bar em frente à moradia por um grupo de neonazistas. O documento cita ainda que uma pesquisa recente feita pela antropóloga Adriana Dias apontou que as células de grupos neonazistas cresceram 270,6% no Brasil entre janeiro de 2019 e maio de 2021.

Ela quer identificar e entender as causas para esse crescimento, colaborar e cobrar que as autoridades competentes tomem providências sobre os crimes.

É muito preocupante a escalada de ações violentas assumidamente de cunho racista e nazi-facista pelo Brasil e na cidade de Campinas. É preciso que todas as instituições atuem para investigar, denunciar e punir essas ações de violência. A Câmara de Campinas deve tomar providências. Por isso, estou propondo às vereadoras e vereadores que façamos uma CPI para investigar o conjunto de ações de cunho nazifascista na nossa cidade, diz ela.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também âncora do programa "Bastidores do Poder", da Rádio Bandeirantes de Campinas, que vai ao ar todos os dias das 10h às 11h30. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

2 comentários

  • Alguém precisa avisar essa moça que se comprovado o ocorrido,é um crime e ela não foi eleita Policial. QUEM APURA CRIMES É A POLÍCIA. Para de jogar para a torcida,é ridículo.

  • É uma pena que em meio a tantas urgências em Campinas, esses vereadores de esquerda estejam tão somente preocupados com pautas que realmente não possuem relevância, haja vista, que eles protejem tão somente um lado só de maneira a contemplar a hipocrisia. Que tal trabalhar em prol do bem comum da nossa cidade como por exemplo pesquisar e saber pra onde vai o dinheiro das multas cobradas diariamente pela EMDEC, da falta de remédios nas farmácias de alto custo, do valor abusivo do transporte público na cidade? São tantas as necessidades que essa tentativa de lacração esquerdopata não nos leva a lugar nenhum, considerando que já existem leis apropriadas para coibir vários crimes apontados pela “nobre vereadora”, ou não?????

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.