UNICAMP

Vestibular da Unicamp trata de “doutrinação” e Marielle

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

Dois temas polêmicos foram os destaques hoje (13/01), do primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp – que nesta etapa está sendo aplicado para 18,9 mil candidatos em 16 cidades de São Paulo e mais cinco capitais.

Os candidatos foram submetidos a provas de redação (composta por duas propostas de textos) e a de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa – formada por seis questões dissertativas.

Na primeira proposta de redação, o candidato foi chamado a escrever um abaixo-assinado em que um grupo de alunos pedia que a direção da escola se poscionasse a respeito de um processo contra uma professora de filosofia, que estava sendo acusada de doutrinação política em sala de aula.

Em outra questão, de interpretação de texto, a banca pedia que o candidato analisasse uma charge em que aparecia a ex-vereadora, Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro, num caso até hoje não esclarecido. O texto remetia ao poema “A flor e a náusea” de Carlos Drummond

A Comvest (Comissão do Vestibular) registrou uma abstenção de 12,7%. No ano passado, a abstenção foi de 11,3%.Em Campinas as ausências atingiram 9% dos candidatos e em São Paulo foi de 13%

Amanhã (14/01) serão realizadas as provas de Matemática, Geografia e História. Na terça, é a vez de Fisica, Biologia e Quimica. A primeira chamada será divulgada no dia 11 de fevereiro.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.