Blog da Rose Economia governo federal

Viracopos pressiona União contra greve dos auditores

O Consórcio Aeroportos Brasil – que administra o aeroporto de Viracopos, em Campinas – decidiu pressionar o governo federal a buscar uma solução para a greve dos auditores fiscais que caminha para o terceiro mês de duração.

A direção do consórcio informou ontem que enviou alertas para o Ministério dos Transportes, Casa Civil, Secretaria da Receita Federal, Anac e Secretaria de Aviação Civil “sobre a gravidade da situação” e pediu “uma solução urgente e definitiva” para o problema.
Os auditores da Receita decidiram paralisar as atividades no dia 14 de julho. O Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), diz que a greve é uma resposta ao atraso do governo em enviar um projeto de lei ao Congresso para reajustar os salários da categoria. O pedido é de 21,3% de aumento, mas não há prazo para a votação. O salário inicial dos auditores é de R$ 15 mil por mês.

O assessor de relações institucionais do consórcio, Carlos Alberto Alcântara, disse ontem “que toda a cadeia logística está sendo prejudicada”.
Segundo ele, os prejuízos são diluídos entre as mais de 250 importadoras, as cerca de 70 transportadoras; os prestadores de servidores e o próprio aeroporto. Ele disse ainda que a greve acaba gerando a fuga de empresas para outros aeroportos, onde o movimento grevista não tem a mesma intensidade.

“O município ainda perde ISS; aumenta o risco de desemprego e vai provocar alta nos preços de produtos, por conta de aumento nos custos de operação”, avisa.
O diretor do Departamento de Comércio Exterior da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), Anselmo Riso, disse que em agosto, as empresas contabilizavam prejuízos de R$ 7 milhões apenas na estocagem de produtos e custos da mão de obra.

Texto: Tote Nunes

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.